Modelo de gestão do Grupo GPS

À frente da relação com o nosso Cliente, temos um empresário, com espírito de servir, delegação para mobilizar e coordenar pessoas e responsabilidade para gerir os recursos necessários à completa satisfação das necessidades contratadas, com foco:

  1. Em estabelecer relacionamento de longo prazo com os Clientes.
  2. Na geração de resultados econômicos e de caixa consistentes.
  3. Na formação e engajamento da equipe.

Oferecemos para o desenvolvimento dos empresários do Grupo GPS, um ambiente adequado, que seja desafiador, motivador e que, ao mesmo tempo, ofereça as ferramentas e informações necessárias ao exercício da complexa tarefa de Servir e fidelizar os Clientes, com resultados sustentáveis a longo prazo.

Esse ambiente empresarial está pautado em quatro pilares fundamentais:

  1. Macroestrutura organizacional que viabilize a prática da descentralização, aproximando o centro da decisão para junto do Cliente.
  2. Processos e Sistemas de Informações que promovam o atendimento às necessidades do Cliente com inovação, produtividade e responsabilidade e, ao mesmo tempo, assegurem o controle necessário à uma gestão eficaz de resultados.
  3. Ciclo de planejamento que garanta o permanente alinhamento aos direcionamentos estratégicos, filosofia empresarial, prioridades, estrutura, resultados e prazos.
  4. Modelo de gestão e de remuneração de pessoas pautado na meritocracia, que estimule nossos colaboradores a realizar plenamente o seu potencial profissional.

Estratégia empresarial

Visão de longo prazo: implementação de estratégias para que o Grupo GPS possa se tornar líder nos setores de mercado em que atua, alcançando os mais bem reputados indicadores de Gestão de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSSMA), sendo reconhecida como empresa inovadora que oferece a melhor relação custo x benefício a seus Clientes.

Orientação para o crescimento sustentado: empenho em combinar ações que levem ao crescimento sem redução do padrão de rentabilidade e sem colocar em risco a saúde financeira da empresa.

Independência empresarial através da busca dos seguintes objetivos:

  1. Baixo nível de concentração de receita por Cliente e de volume de compras por fornecedor.
  2. Diversidade de fontes de recursos para as necessidades de financiamento de capital de giro e para aquisições de empresas.

Disciplina de gestão: foco na melhoria contínua do nosso modelo de gestão e na definição de estratégias consistentes com a visão de longo prazo, evitando perdas de energia e desvios de rumo.

Desenvolvimento permanente da equipe de empresários, mediante a prática disciplinada do ciclo de planejamento e o estabelecimento de modelo de remuneração motivador e consistente com a visão de longo prazo da empresa.

Equilíbrio entre o crescimento, a preservação da saúde financeira e a liquidez para os acionistas.

Padrão de governança simples e transparente, coerente com o modelo de gestão e com as práticas consagradas de mercado.

Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA)

Temos o compromisso de salvaguardar a integridade física e a saúde dos nossos colaboradores e prestadores de serviços, bem como a preservação do meio ambiente. Os princípios que norteiam este compromisso são:

  1. Agir com responsabilidade no cumprimento da legislação de saúde e segurança, na execução dos procedimentos operacionais e na observância das normas internas dos Clientes.
  2. Educar, capacitar e comprometer os colaboradores com as questões de SSMA.
  3. Atuar de forma preventiva, analisando os riscos do ambiente de trabalho e garantindo a utilização, por parte dos colaboradores, dos equipamentos de proteção necessárias à execução segura das tarefas.
  4. Estabelecer planos de contingência que incluam a atuação coordenada em situações de emergência, visando a minimização de danos e perdas.
  5. Assegurar a integração dos assuntos relacionados à segurança e saúde ocupacional nos processos de avaliação e de tomada de decisão sobre investimentos e aquisição de bens e serviços, assim como nos programas de reconhecimento e premiação dos colaboradores.

Certificações e premiações

O Grupo GPS busca, de forma contínua e disciplinada, o aperfeiçoamento dos seus processos e sistemas de gestão. Nosso esforço e compromisso corporativo com a melhoria contínua tem sido coroado com certificações e premiações:

RAC (Relatório de Acompanhamento com o Cliente)

O RAC é uma ferramenta de comunicação e alinhamento com os Clientes. É através da apresentação mensal do RAC que a qualidade dos serviços prestados ganha forma. Após uma avaliação minuciosa de cada operação, são identificados os elementos críticos e definidos os indicadores de performance, sempre em alinhamento à estratégia do negócio de cada Cliente. Eventuais desvios nos indicadores de performance geram um plano de ação, que será objeto de acompanhamento nas reuniões mensais de apresentação do RAC.

Conheça abaixo os assuntos que são apresentados no RAC:

  1. Destaques do mês;
  2. Indicadores de Gestão de pessoas
  3. Indicadores de Performance operacional;
  4. SSMA - Saúde, Segurança e Meio Ambiente;
  5. Ações de Melhoria contínua.

NPS (Net Promoter Score)

A medição da percepção do Cliente quanto à qualidade do serviço prestado é uma tarefa fundamental para uma empresa de prestação de serviços e, ao mesmo tempo, um desafio de elevada complexidade. O Grupo GPS utiliza desde 2012 a metodologia desenvolvida pelo Gallup Consulting, denominada NPS – Net Promoter Score.

“Em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você indicar a GPS a um amigo ou familiar?” Essa pergunta simples e fácil de responder permite verificar o grau de satisfação e lealdade dos Clientes:

  1. Clientes que respondem de 0 a 6 são classificados como detratores, ou seja, são Clientes que, de forma explícita, contra indicam a empresa.
  2. Clientes com resposta entre 7 e 8 são classificados como neutros, Clientes que não contra indicam, mas que também não recomendam a empresa.
  3. Clientes com nota entre 9 e 10 são classificados como promotores, que são aqueles que efetivamente recomendam a empresa para terceiros.

O NPS é o índice líquido de promotores, ou seja: [total de promotores – total de detratores]/[total de Clientes pesquisados]

No primeiro semestre de 2017, o Grupo GPS obteve índice líquido de promotores comparável com as empresas mais conceituadas do mundo em gestão de qualidade.

Capacitação e treinamento

O elemento humano é o fator central em todos os serviços prestados pelo Grupo GPS. É através de pessoas treinadas e motivadas que os serviços são prestados e os Clientes atendidos. O programa de capacitação profissional envolve treinamentos específicos para cada negócio e função, objetivando capacitar os colaboradores quanto aos procedimentos e rotinas de trabalho.

Cada área de atuação do Grupo GPS possui uma matriz de treinamento padrão, englobando os conhecimentos comuns e fundamentais a todos os contratos. Todos os colaboradores são treinados em cada um dos módulos da matriz de treinamento, com reciclagens anuais. As necessidades mensais de reciclagem por colaborador são controladas por um sistema específico que identifica, de acordo com a função desempenhada, os treinamentos pendentes. O Grupo GPS tem como meta manter um índice de conformidade nos treinamentos superior a 90%, ou seja, mais de 90% dos colaboradores devem estar em dia com a sua matriz de treinamento.

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