Dicas de engenharia

#EngenhariaGPS

Dicas para economizar água

Confira cinco dicas para o uso consciente da água em sua residência:

1. Banho rápido: banhos demorados gastam de 95 a 180 litros de água. Reduza o tempo do seu banho de modo a economizar tempo e energia;

2. Torneira fechada: torneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aberta, se gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se a torneira estiver pingando, são desperdiçados 46 litros por dia;

3. Lavando louça: ao lavar a louça, não deixe a torneira aberta o tempo todo, isso desperdiça até 105 litros de água. Enxágue apenas após ensaboar toda a louça;

4. Lavando o carro: lavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde;

5. Descarga: uma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.

#EngenhariaGPS

O rio mais poluído do mundo

O Rio Karachay localizado na Rússia é um dos rios mais poluídos do mundo.

Em 1940, a URSS construiu uma cidade secreta chamada Chelyabinsk-40 para fabricar armas nucleares transformando o urânio em plutônio, mas não pensaram em como se desfazer dos resíduos e passaram a despejá-los no rio mais próximo. O rio que fornecia água para 39 cidades recebeu mais de 200.000 vezes a quantidade aceitável de radiação, provocando um índice de 41% de câncer na população local.

O rio teve barragens fechadas para impedir que a radiação vazasse e contaminasse outras cidades. O lago emite 600 Röntgens de radiação por hora, sendo que 500 Röntgens a cada cinco horas seriam o suficiente para matar alguém.

#EngenhariaGPS

Porque utilizar a água de reuso?

O nosso recurso natural de água é finito e por isso precisamos ter um consumo consciente.

A água de reuso pode ser utilizada para fins que não sejam o consumo humano, tais como irrigações agrícolas de jardins, irrigação de equipamentos, aproveitamento em processos industriais e lavagem de ruas e praças. Cada litro de água de reuso utilizado representa um litro de água conservada em mananciais.

#EngenhariaGPS

Tratamento de Águas

Para atender o abastecimento de água de um empreendimento é importante que seja encontrada uma fonte de água, seja ela subterrânea ou superficial, e que junto a ela seja desenvolvido um sistema de tratamento de água que atenda às necessidades de consumo de uso potável ou industrial.

Para o correto desenvolvimento de um sistema de fornecimento de água potável, algumas importantes etapas devem ser realizadas, tais como:

• Estudos hidrogeológicos;
• Implantação de poços tubulares para captação ou adequação de poços existentes;
• Implantação do sistema de tratamento adequado às condições de fornecimento;
• Interligação do sistema de tratamento à sua rede de abastecimento;
• Operação e manutenção integral do sistema de abastecimento.

COPYRIGHT 2018 (C) TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.